Praia do Tombo Recebe Certificação Sócio-Ambiental


Neste último sábado, dia 04 de dezembro, a Praia do Tombo, no Guarujá, cidade a 82 km de São Paulo, recebeu o selo Bandeira Azul da (FEE) Fundação para a Educação Ambiental, instituição ligada à União Européia e à ONU (Organização das Nações Unidas). A condecoração avalia as condições de balneabilidade e organização da praia.

A Bandeira Azul é concedida por período de um ano. Para manter o título a praia ou marina deve passar por um novo processo de avaliação.

Para chegar ao nível exigido pela fundação, a Praia do Tombo teve que passar da bandeira verde, que é o melhor nível de balneabilidade avaliado pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Para chegar ao nível exigido pela fundação, a Praia do Tombo teve que melhorar a acessibilidade à praia e o seu nível de balneabilidade. Para atender essas exigências, o poder público tratou todas as fontes de poluição do local, inclusive o esgoto residencial, considerado o maior poluidor dos oceanos do Brasil.

Além dessas medidas, foram instaladas câmeras de segurança ao longo da orla da Praia do Tombo, foi criado um núcleo de salva-vidas, e implantado um programa de educação ambiental na praia.

A rede de Hotéis e Pousadas do Guarujá está extasiada com o feito e prevê um aumento nas ocupações dos Hotéis e Pousadas do Guarujá em torno de 30% para a temporada de verão 2010/2011 em relação a última temporada.

A Praia do Tombo se junta a Jurerê Internacional, em Florianópolis (SC), a primeira praia brasileira certificada. O selo da praia catarinense, concedido em 2009, foi renovado por mais um ano.  A Bandeira Azul tremula em mais de três mil e duzentas praias e marinas de todo o mundo.